quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MODINHA: Anti-Aquaman



Com a palavra o advogado de defesa...

O que eu tenho achado muito estranho é que ultimamente as pessoas tem falado muito mal do herói Aquaman. Eu lembro que quando eu era pequeno ninguém tinha implicância com ele. Tá certo que Aquaman não era necessariamente o herói favorito da galera, mas também não era apedrejado como é hoje! Por que as pessoas andam achando Aquaman tão péssimo? Vamos tentar entender isso...

Uma coisa que eu sempre faço com os “odiadores de Aquaman” (que é uma coisa que você pode fazer também) é perguntar pra eles: “Você já leu alguma história do Aquaman?”. Até o presente momento todas pessoas responderam: “não”. (Vale lembrar que eu não tô falando de uma história da Liga da Justiça que o Aquaman participa, falo de uma história só dele). Então, opa, de onde vem a ideia de que o Aquaman é um peixe fedido?

Se você já tem mais de vinte anos, em algum ponto você já deve ter vivido o decepcionante momento onde decidiu assistir novamente aquele seriado ou desenho que tanto gostava quando era menor... Você começa a assistir com o coração batendo rápido, um sorriso no rosto, e uma alegria que vai desaparecendo para dar lugar ao pensamento: “Eu gostava disso!?”. Sim, você gostava, mas agora que é um indivíduo maduro você percebe as partes do enredo que não fazem sentido, percebe que a tecnologia era tosca, e se constrange com possibilidades sexuais entre os personagens que antes Não estavam na sua cabeça.

Partindo desse princípio o desgosto do Rei de Atlantis faz até um justo sentido. Sendo franco, Super Amigos é muito... MANSO. É complicado você pegar um conceito relativamente adulto como Liga da Justiça e fazer ele como se fosse um Scooby-Doo. Se Batman “O Cavaleiro das Trevas” vira Batman “Moço católico criado pela madrinha”... Imagina o que vai acontecer com um personagem secundário e por natureza muito menos macabro! Então por querer um desenho inofensivo e familiar, você compromete a reputação do herói. Porque se sua única referência de Aquaman é Super Amigos, você vai pensar que o único poder do Aquaman é “falar com peixes”, e isso é um saco...

E sabe o que não ajuda a recuperar a reputação de um herói? Roteiristas ruins... E comediantes que não querem perder a piada... De cabeça eu posso citar o primeiro episódio de Frango Robô (do Seth Green) e Big Bang Theory (que se demonstra cada vez mais a bandeira da modinha geek*).

Então o problema é provavelmente esse: Aquaman tem um currículo ruim na TV, os piadistas vão fazer comédia, e as pessoas (que devem sentir dor ao ter opinião própria) deixam as coisas como estão. Porém não me entenda mal, eu não estou magoado ou doído com as críticas e a ideia popular que o Arthur (Aquaman) é um péssimo herói. Ele pode até ser! Todo mundo tem direito de não gostar de algo. Eu só gostaria que as pessoas pensassem um pouquinho mais antes de falar coisas.

Segue um trecho excelente (desenhado pelo brasileiro Ivan Reis e escrito pelo Geoff Johns) mostrando que o Aquaman é muito mais do que a cultura pseudo-geek anda propagando:








-A tradução das páginas acima é do grupo DarkseiDClub, mas como eu tinha lido o original tomei liberdade de corrigir algumas coisas.
-Se você se interessou em ler a história completa procure por Aquaman the New 52.
-Eu tenho um blog... mas eu não sou inconveniente como o carinha da HQ.


*Não tô falando que Big Bang Theory é ruim, eu gosto pacas! Só tô dizendo que o povo que não é nerd se acha Super Geek só por assistir o seriado.  
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Cara, genial o post. Também apoio a idéia de defender heróis que foram injustiçados devido a roteiristas ruins. Eu mesmo tenho uma coleção com as HQs do aquaman e são muito boas! Mas um ponto a favor agora é a Young Justice League que esta começando a passar no cartoon. Esta retrata muito bem a o aquaman inclusive incluiu na história um de seus pupilos. A história é bem bolada e traz a tona histórias novas sobre o que acontece por traz da liga da justiça. Recomendo dar uma ohada! Poderia até fazer um post sobre isso!! :D

    ResponderExcluir
  2. Já falei de Young Justice faz tempo http://gafanhotoverde.blogspot.com/2011/01/jovem-justica.html Todavia novos posts virão...

    ResponderExcluir
  3. Cara, nunca fui muito fã do Aquaman mais pelo fato dele fala com os peixes e tal, mas depois dessa explicação supimpa que ele deu praquele ignorante da HQ, ganhou meu respeito. Agora até eu vo começa a ler o New 52 dele...

    VAI DS CLUB!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo em gênero, número e grau com tudo que foi escrito.
    Essa palhaçada toda com o Aquaman começou com o a paródia do Bob Esponja e culminou quando Jeff Dunham, ventríloquo comediante de "Stand Up" começou a comparar os dois. A partir de então todos os idiotas reprodutores de besteras passaram a tirar onda com o heroi e com quem era fan dele. Cá entre nós, o cara é realmente engraçado. Mas quando as pessoas pegam modas da internet pra transformar em modo de vida, você percebe que até as boas pessoas adoram agir como imbecis.
    Quando eu era criança, assisitndo "Superamigos" descobri o que era buracos negros, galáxias, a lenda de atlantida e deuses gregos. Hoje uma criança assiste Bob Esponja e aprende a agir feito retardado.

    Fantastico Post.

    Marc Gadelha
    marcgadelhadesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua ultima consideração. Hoje em dia pode-se tirar pouco proveito da maioria dos desenhos. Os desenhos educativos [os melhores programas educativos, no geral] não passam na TV aberta. Quando vejo algum dos meus irmão agindo de forma idiota logo consigo associar a algum desenho ou seriado, onde ser idiota é pop.

      Excluir
  5. Vou começar a seguir ali, falta gente com sua mentalidade na internet cara, parabéns, continue fazendo bons posts assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ler o post fui procurar algumas HQ´s do Aquaman no site que eu geralmente baixo, fiquei muito chateado em descobrir que não tem nenhuma seção do herói no site.

      Excluir
  6. Adorei o seu post... sabe, sou da época do Namor (rsrs) ... passava um desenho com qualidade muito ruim mas as estórias eram muito boas... quando o Aquaman apareceu, eu transferi minha paixão pelo Namor para ele, mas o Aquaman é muito melhor... bem... mais equilibrado, sabe? Nunca entendi esses caras falando do Aquaman... sempre li mas revistinahs (e ODIAVA os Super-Amigos... coisa mais besta... sempre fui uma fã de quadrinhos), embora eles tenham cumprido seu papel...

    Bom , de qualquer forma, parabéns por defender um super-herói tão gratuitamente criticado..

    ResponderExcluir
  7. Eu ate acho o Aquaman legal mais eu acho que o aquaman da liga da justiça melhor do que o do quadrinho , e tambem acho o Principe Namor foda (talvez pq ele na Guerra civil ele foi genial).

    ResponderExcluir