segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tu Vuo Fa L'Americano

Faz algum tempo um primo meu me mostrou no youtube uma música que ele havia ouvido num filme de madrugada (esse filme era o The Talented Mr. Ripley, O Talentoso Ripley). Eu curti o “Mmericano... Mmericano...” da música mesmo sem saber a letra. Alguns meses depois foi buscar a música italiana que faz menção 'americana' e acho uma versão remix (Como me falou o carinha de Irajá: “Pá Panamericano”, só depois é que fui ver que realmente tinha um comercial do Panamericano com essa música)

E não é que tava tocando na TV, nas baladas, e em tudo mais? E eu que achei que era underground com a musiquinha ouvida no filme de 1999, e que foi na verdade composta pra outro filme em 1960 (It Started in Naples). Pois é, já é hit. OK! Então vamos ao nome da música o sobre o que ela fala.

"Tu vuo Fa l'americano" Você quer ser Americano? Ou Você finge ser americano? Tem italiano filhinho de papai aí que acha que é dos EUA. E pensando nesse mundo (principalmente o Sul da Itália) pós guerra que Renato Carosone compôs essa música. Ela fala sobre o homem americanizado que se acha o máximo só por fazer coisas gringas.

Como eu ainda não falo italiano (vou aprender muitos idiomas ainda nessa vida) eu fiz a tradução da música de uma tradução em inglês. (A tradução em português que achei pronta estava porca...). [QUEM ASSITIR O VÍDEO VERÁ O SOLO ÉPICO DE OCARINA]


Eis pra quem quer curtir uma dança depois de ter lido o post, a versão remix!


PS: O único verso cantado (Na versão Remix) além do “Tu vuo Fa L'americano” 'cortado' que fica “Fa... Fa L'americano” é o seguinte:

Comme te po' capì chi te vò bene
si tu le parle 'mmiezzo americano?

Como é que quem te ama pode te entender
Se você fala meio americano?

Quando se fa l 'ammore sotto 'a luna
come te vene 'capa e di:"i love you!?"

Quando você faz amor sob a luz da Lua
Como é que te passa na cabeça falar “I Love You”?

Whisky Soda e Rock'n'Roll

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Poutz, essa música fez o maior sucesso e eu nem sabia q tava no Talentoso Ripley aehaeuhaeuheauhae

    nota: tenho um amigo q é as fuça do Renato Carosone aeuhauheuaeh

    ResponderExcluir