segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

CRONOS

CRONOS

Cronos Foi um Titã que no contexto de seu tempo mitológico era exatamente como um deus, na verdade um deus mais antigo que os famosos deuses olímpicos como Zeus, seu filho.
Mas Cronos não foi o deus mais antigo. Foi o Caos o primeiro deus quem gerou Nix e Érebo, e Nix quem gerou Gaia (Terra), e ela mesma gerou seu futuro esposo Urano (Céu), e da união de Urano e Gaia seis titãs fêmeas e seis machos, e dentre os machos Cronos, o mais novo.


Urano também teve, além de seus filhos titãs, filhos monstros como Meliades, Gigantes, Ciclopes, Hecatonquiros e outros. Filhos que Urano não gostava e por isso aprisionou no Tártaro, espécie de inferno grego. Gaia sua esposa, não gostou dessa idéia de prender seus filhos monstros e instigou seus filhos titãs a se rebelarem e matarem Urano. Ofereceu uma foice a Cronos, que foi o líder do ataque, junto com seus irmãos exilados monstruosos e outros titãs. Com a foice ele castrou Urano e o destruiu, depois deste ato foi eleito o rei dos deuses pelos demais irmãos. Contudo após isso tornou a prender seus irmãos monstros no Tártaro, pois os temia, e casou-se com sua irmã Réia.

O tempo em que Cronos reinou como deus dos deuses com sua irmã-esposa Réia, foi considerado a Idade de ouro, não existia nenhum mal e seu reinado era perfeito. Todavia todo o episódio que ocorreu entre ele e seu pai, o fez pensar e prever que com ele aconteceria o mesmo. Por isso todo o filho que sua esposa paria ele devorava no mesmo instante*. Devorou Deméter, Hera, Hades, Héstia e Poseidon, quando Zeus nasceu sua esposa Réia deu a ele uma pedra enfaixada no lugar de seu filho Zeus para que ele devorasse.

Zeus então foi levado em segredo para Creta, e lá foi criado até se tornar adulto e se casar com Métis. Sua esposa Métis fez uma droga que deu para Cronos beber e assim que ele a engoliu começou a vomitar violentamente expelindo a pedra e os irmãos de Zeus. Eles juntos então derrotaram Cronos. E este ato representou a vitória da humanidade (com os deuses olímpicos) sobre os aspectos mais animalescos e primitivos.

Vinícius Aguiar

*Instante da pintura, devorando um dos irmãos de Zeus.
OBS: Cronos em Latim se chama Saturno, sim o mesmo do planeta.
OBS2: A Pintura é de Goya, pintor espanhol e se chama Saturno devorando a um hijo.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Muito interessante. Devo admitir que não tinha ouvido falar dessa história... O quadro também é espetacular.

    ResponderExcluir